terça-feira, junho 12, 2007

De Docentes ad fugam

"Penso que temos que dar conta de perceber, quando o movimento está num porcesso de ascenso e quando ele começa a perder a sua energia e a sua força"

Zilda Iolkoi.

O que essa afirmação apresenta é uma justificação Manca para que os professores saiam da Greve. A frase é típica de membros de articulações políticas que se entendem parte da assim chamada "liderança". Geralmente vem acompanhada da perspectiva de manter o movimento coeso e não perder a unidade. Fala do movimento de fora, como se fosse uma força externa, da qual a proferidora das palavras não fizesse parte.

1. De fato não faz.
2. A relação expressa por essa liderança, quando nestes termos, denota uma implicita alienação do corpo do movimento.
3. A alienação vela a vergonha de admitir que o movimento não tem unidade nenhuma e nunca vai ter, devido a divisões de classe internas.
4. No caso, divisão entre docentes cuja situação como trabalhadores e relação com a dimensão pública do Ensino e da Pesquisa entra em oposição com professores que se apropriam de forma coronelísitca de seu quinhão de conhecimento, transformando a Universidade em seu cantinho de poder e status social, ou em oposição a outra categoria de docentes, que querem transformar sua produção de conhecimento em commodities o mais rápido possível.
5. Nossa amiga está saindo da primeira e marchando firme para a segunda categoria. Mas se fizerem a proposta certa, vai rapidinho para a terceira.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Como já disse seu parágrafo inicial, "rapidinho", nesse caso, vai ser difícil...

3:39 AM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

10:07 AM  

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